A 21ª Fenamilho Internacional foi palco, na tarde desta sexta-feira, 25, do Fórum Temático Jesuítas e Guaranis – Encontro de Culturas, promovido pela Comissão de Turismo e Integração do MERCOSUL. Realizado no auditório Iglenho Burtet, o evento reuniu representantes do Brasil, Argentina e Paraguai em uma programação que combinou música, dança e, principalmente, conteúdo aprofundado sobre as Missões Jesuíticas.
O encontro foi aberto com a apresentação de Don Rubilar Ferreira, cantor santo-angelense conhecido por seu trabalho de valorização da cultura missioneira. Sua performance deu o tom simbólico da integração cultural que o evento propôs. Em seguida, os argentinos Myriam Sosa e Andrés Bravo, da Companhia de Tango My Passos, do Centro Cultural de Oberá, encantaram o público com uma apresentação de tango que representou a riqueza e a sofisticação da cultura platina.
Após as boas-vindas do presidente da feira, Luis Alberto Voese, e das soberanas da 21ª Fenamilho, o foco se voltou para os palestrantes, que deram profundidade e relevância ao debate sobre o legado das Missões. A professora universitária Bedati Finokiet trouxe uma análise detalhada sobre a cosmovisão indígena no painel “Mundo Guarani”. Ao seu lado, o líder Guarani-Mbyá Vherá Poty Benites da Silva, referência nacional na defesa dos direitos dos povos originários, contribuiu com uma perspectiva direta das comunidades indígenas atuais, ressaltando a continuidade viva da cultura Guarani e os desafios contemporâneos enfrentados por seu povo.
Na sequência, o mestre em Desenvolvimento José Roberto de Oliveira apresentou a palestra “Mundo Jesuítico”, abordando as influências sociais, políticas e religiosas da presença jesuíta nas Missões. Sua fala destacou a complexa interação entre os padres europeus e os povos indígenas, trazendo à tona reflexões sobre memória histórica, colonização e identidade.
O Fórum também serviu como uma preparação simbólica de integração para as celebrações dos 400 anos das Missões, que serão comemoradas em 2026.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes

