Conexão Empresarial encerra com rodada de negócios entre Brasil e Paraguai

A 21ª Fenamilho Internacional encerrou a tarde desta quinta-feira, 24, com uma intensa rodada de negócios no espaço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo. O evento contou com a participação de autoridades e empresários do Brasil e do Paraguai, consolidando a feira como uma vitrine de integração econômica entre os dois países.

Entre os destaques do encontro, esteve a comitiva paraguaia liderada por representantes do Governo do Departamento de Itapúa, incluindo a secretária de Turismo Verónica Stefany, a gerente da Câmara Paraguaia de Turismo Beatriz Arevolo e integrantes da Cooperativa Colônias Unidas, uma das principais entidades agroindustriais do Paraguai.

Os representantes da cooperativa e do governo paraguaio foram recebidos pelo prefeito de Santo Ângelo, Nívio Braz, o deputado federal Ubiratan Sanderson, o presidente da Fenamilho, Luis Alberto Voese, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Makvitz e por Romaldo Melher dos Santos, diretor da Comissão de Turismo e Integração do MERCOSUL, demais secretários municipais e vereadores.

A programação incluiu a troca de presentes entre os representantes dos dois países e a entrega de convites para dois eventos de destaque no calendário do Departamento de Itapúa: a Festa das Coletividades, em setembro, e a Agrodinâmica, uma das maiores feiras de agronegócio do Paraguai, marcada para dezembro.

Empresários de Santo Ângelo e da região participaram da rodada de negócios apresentando seus produtos e tratando de possibilidades de parcerias comerciais e intercâmbio tecnológico com os visitantes paraguaios.

O encontro permitiu a apresentação das potencialidades industriais e agrícolas de ambos os lados da fronteira. Para os paraguaios, o encontro serviu como uma oportunidade de estreitar laços e atrair novos investimentos. Para os brasileiros, foi uma vitrine de oportunidades no mercado vizinho.

A COOPERATIVA

A Cooperativa Colônias Unidas, fundada em 1953, é um pilar do desenvolvimento agrícola na região sul do país. Com sede em Obligado, no Departamento de Itapúa, a cooperativa reúne mais de 5 mil associados e é referência em produção de grãos, carnes e industrializados. Seu portfólio inclui soja, milho, trigo, arroz, além de carne suína e derivados, com forte presença no mercado interno e crescente participação nas exportações.

A cooperativa se destacou entre os participantes ao mostrar sua estrutura de produção integrada, que vai do campo à indústria, com foco em qualidade, sustentabilidade e inovação. “Temos muito interesse em fortalecer o comércio bilateral, ampliar mercados e buscar tecnologias que agreguem valor aos nossos produtos”, afirmou um dos representantes da cooperativa.

O presidente Luis Alberto Voese, enalteceu o encontro de negócios: “A Fenamilho Internacional mais uma vez mostrou que o agronegócio vai além da porteira – é também diplomacia, cooperação e negócios”, concluiu.

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes

Outras novidades

plugins premium WordPress